Projeto Pequeno Eco Cidadão
O projeto Pequeno Eco Cidadão tem como sua essência a qualidade de vida e o bem estar social. Um amplo projeto de Educação Ambiental
Nossa atuação em eventos tem por objetivo incentivar as boas práticas de preservação e recuperação do meio ambiente, compreendendo que um ambiente saudável é resultado de um corpo e mente saudável e feliz, buscando a interação harmoniosa entre os visitantes do evento com a comunidade local e fazendo com que o evento deixe, no local, uma marca de cidadania e respeito ao ser humano e ao ambiente.
Nosso projeto nasce nas escolas públicas de Porto Alegre em 2016 na rede de educação de Porto Alegre em parceira com as Secretárias Municipal de Meio Ambiente Da Sustentabilidade e com Educação. No verão de 2019 a instalação do projeto esteve na praia de Tramandaí, o projeto torna-se pioneiro no Brasil, como primeira estação ecológica a beira mar, e vira um "case" em outros municípios do Estado. A proposta do projeto tem sua fundamentação em três eixos meio ambiente, saúde e produção de renda, o que traz seu diferencial junto ao veranista e comunidade local.
A segunda edição ocorreu no município de Torres, ao longo de janeiro e fevereiro de 2020, com uma estação no parque da Guarita e outra estação na Paria Grande.
Foram 73 atividades entre oficinas, palestras, atendimentos de saúde, ações nas escolas da rede municipal de Torres, qualificação de Estagiários da Prefeitura entre outras ações somando mais de 30 mil atendimento e 1900 mudas doadas. A estrutura com formato de geodésica e seus móveis de pallets, cercada de vegetação, com espaços de convivência, atividades, biblioteca e lazer proporcionam aconchego a equilíbrio emocional aos visitantes.
Atividades propostas são customizadas para atender às necessidades da empresa pública ou privada contratante. Entre as atividades temos:
Estrutura de geodésia, com decoração voltada à temática ambiental
Ambiente acolhedor com uma decoração com plantas , moveis de pallets e brinquedos interativos, com temas voltados ao meio ambiente;
Hora do conto – contos e poemas adultos e infantis;
Poemas ao vento – Sarau com poetas locais ou regionais;
Livros Livres – Biblioteca solidária;
Caixas Sensoriais: caixas com objetos lúdicos para interação social;
Coleta de tampinhas – Promoção do Programa Tampinha Legal e destino para entidades do município;
Oficina de composteira;
Oficina de mini horta urbana;
Oficina de armadilha para mosquitos da dengue;
Técnicas que busquem o equilíbrio da mente e corpo (tai chi chua, meditação, acroyoga, yoga...)
Oficina de seed balls;
Instalação sobre resíduos (tipos, informações sobre seu tempo de decomposição e utilização caso reciclado);
Economia circular: Mostra de artesanato com materiais reutilizáveis;
Mostra e oficina macromicrocosmic – Mostra fotográfica do macro mundo natural e oficina com microscópio óptico e lentes de aumento;
Atendimento à escolas ou grupos com agendamentos;
Show musical ao entardecer com músicos locais estilo Sun Set;
Atividades de acordo com a disponibilidade das entidades parceiras ;