
Eventos extremos: ações baseadas em resposta humanitária internacional e planejamento emergencial
As mudanças climáticas estão relacionadas com o aumento da ocorrência de enchentes, deslizamentos de terra, estiagens e demais impactos que alteram a vida das comunidades e obrigando o poder público a ter novas estratégias de organização e adaptação.
“As Normas Mínimas mensuráveis descrevem o que é preciso alcançar em uma resposta humanitária para que as pessoas possam sobreviver e restabelecer suas vidas e meios de subsistência de modo a que seja respeitada sua voz e estimulada sua dignidade” (Manual Sphere Patterns /ACNUR)
Objetivo
Instrumentalizar os municípios com Planos de Ação Emergenciais - PAE, organizando capacitações e treinamentos na área ambiental, cursos, palestras, seminários, workshops e programas educacionais a fim de promover resposta rápida para que as pessoas sejam atendidas com respeito e dignidade.
Metodologia
Construção de Planos de Emergência e Planos de Contingência com identificação georreferenciado de áreas de riscos, e capacitações. O trabalho utiliza como base o Manual Sphere Patters/ACNUR, com metodologias internacionais em atendimento aos refugiados e normas técnicas internacionais, definindo as prioridades para que seja possível uma resposta em quatro setores fundamentais para salvar vidas em casos extremos: água, saneamento e promoção de higiene; segurança alimentar e nutrição; alojamento e assentamento; saúde.
Público alvo
Proposta voltada especialmente aos municípios em situação de riscos para qualificação de agentes públicos, privados e/ou lideranças comunitárias.

